Home » Sem categoria » PREFEITURA DE SERRA TALHADA LANÇA CAMPANHA DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI

PREFEITURA DE SERRA TALHADA LANÇA CAMPANHA DE COMBATE AO AEDES AEGYPTI

“É hora de dar tchau”. Esse é o tema da nova campanha institucional da Prefeitura de Serra Talhada para o enfrentamento ao mosquito Aedes Aegyti, transmissor da dengue, chikungunya, vírus da zika e febre amarela. O plano de ações foi lançado na manhã desta segunda-feira (13), na Câmara de Vereadores.O objetivo da campanha é mobilizar a sociedade para a importância da prevenção, principal arma de combate aos focos do mosquito. “Elaboramos um plano de ações a partir do diagnóstico das arboviroses feito em 2016, e para alcançarmos nossas metas estamos com todas as equipes de saúde envolvidas, demais secretarias e órgãos municipais, e convocarmos a comunidade para que cada um faça a sua parte”, afirmou Márcia Conrado, secretária de Saúde.Presente no evento, o prefeito Luciano Duque convocou a população para engajar-se na campanha e lembrou que a usina de resíduos sólidos será mais um instrumento de erradicação dos focos do Aedes. “Serra é a primeira cidade de Pernambuco que está implantando uma usina de beneficiamento do lixo, avanço extraordinário para o município, que vai se tornar a capital da reciclagem, colaborando com a correta destinação do lixo e diminuindo os focos de infestação”, disse Luciano.

Para o secretário Executivo de Saúde, Aron Lourenço, a mudança de comportamento da população é essencial para erradicar o Aedes. “Apesar das ações realizadas em 2016, Serra Talhada registrou mais de dez mil casos de arboviroses, sem falar das pessoas que não deram entrada no serviço público de saúde ou procuraram atendimento particular. Só vamos conseguir reduzir essas estatísticas se a população fizer sua parte, pois 90% dos focos de infestação estão dentro das casas das pessoas”, reforçou.Gerente da 11ª Regional de Saúde, Carla Milene adiantou que o município será contemplado com a chegada de kits para diagnóstico da chikungunya. “Solicitamos a descentralização dos kits que foram repassados pelo Ministério da Saúde e que serão distribuídos entre as regionais. Os treinamentos já foram feitos pela Secretaria Estadual e assim que estivermos com os kits na regional, vamos repassar uma quantidade para o município de Serra Talhada poder agilizar os diagnósticos”, informou.

Além do Prefeito Luciano Duque e do vice Márcio Oliveira, participaram do lançamento profissionais da área da saúde, da imprensa, secretários municipais, estudantes, professores, vereadores e população em geral.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments