Home » Sem categoria » PSICOLOGIA INFORMA

PSICOLOGIA INFORMA

taissssss-400x600Como funciona a Psicoterapia?

Muitos, ainda hoje, acreditam no velho jargão de que psicoterapia é pra “doido”. Com isso, muitas dúvidas vão surgindo sobre o que de fato acontece no consultório. É só uma conversa? É adivinhação? Muitos medos giram em torno do que existe “naquela salinha” e hoje resolvi esclarecer um pouco. O foco da psicoterapia é mudar ou buscar o equilíbrio das emoções, pensamentos e comportamentos que não são eficientes para nossa vivência. Os problemas são os mais diversos e comuns possíveis, como problemas afetivos familiares, crises pessoal de ansiedade, crises profissionais…

Através de técnicas verbais e não verbais, o psicólogo vai ajudando o paciente a refletir sobre seus problemas, encontrando meios criativos de aliviar suas tensões e melhorar seu relacionamento consigo mesmo e com os outros que o cercam. O ideal é que a própria pessoa tenha iniciativa de procurar a psicoterapia, que não seja nada imposto por alguém, já que o resultado vai depender de sua própria vontade e comprometimento. O consultório é o lugar onde ele pode ficar muito a vontade, se abrir, ser ele mesmo. Todas as informações trocadas são sigilosas devendo seguir o parâmetro do Código de Ética do Profissional.

A primeira sessão consiste em relatar a questão que motivou a procura, o psicólogo avalia a necessidade de manter ou não a psicoterapia e a viabilidade em relação a horários e valores. Da segunda sessão em diante, geralmente são uma vez por semana e em média de 45 a 60 minutos. A durabilidade dos dias vai variar pra cada pessoa, o processo tem seu começo, meio e fim e em alguns casos o paciente desiste no cerne da terapia dificultando todo o trabalho feito anteriormente. Ele tem a autonomia de sair quando quiser, porém se faz necessário uma reflexão de tudo que foi conversado. Espero que tenha contribuído para o esclarecimento de algumas dúvidas e para o entendimento de que todos nós, por algum motivo, temos questões para serem analisadas periodicamente.

Thaís Alves é Psicóloga Clínica (CRP: 02/17550), integrante da equipe do Centro de Diagnóstico Iracy Pires, em Afogados da Ingazeira; é mestranda em Saúde Pública e todas as terças assina a coluna PSICOLOGIA INFORMA.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments