Home » Sem categoria » FORÇA NACIONAL CHEGARÁ AO AM E A RR NA MADRUGADA DESTA TERÇA, DIZ MINISTRO

FORÇA NACIONAL CHEGARÁ AO AM E A RR NA MADRUGADA DESTA TERÇA, DIZ MINISTRO

forca-nacionalO ministro da Justiça, Alexandre de Moraes, informou nesta segunda-feira (9) que 200 integrantes da Força Nacional chegarão aos estados de Amazonas e Roraima na madrugada desta terça (10) para reforçar a segurança das penitenciárias locais.

Os homens não deverão substituir agentes penitenciários dentro das prisões, mas reforçarão a segurança do entorno, podendo dar apoio às barreiras, ajudar na recaptura de fugitivos, escolta e guarda de presos que eventualmente precisem se deslocar para algum tribunal, por exemplo.

“[A Força Nacional] não poderá realizar substituição do que seria a função de polícia penitenciária”, explicou. O transporte desses militares será feito por aviões da Força Aérea Brasileira.
Somente na semana passada, rebeliões em penitenciárias no Amazonas e em Roraima resultaram na morte de cerca de 100 presidiários.

A medida faz parte do auxílio do governo federal a sete estados que pediram ajuda para reforçar a segurança do sistema penitenciário local: além do AM e RR, também pediram ajuda Acre, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Tocantins.

Além de equipamentos e armamentos, foram pedidas transferências de presos mais perigosos para presídios federais. Segundo o ministro da Justiça, as vagas serão disponibilizadas ineditamente assim que a Justiça autorizar as mudanças, a serem efetuadas pela Polícia Federal.

Segundo Moraes, o Ministério da Justiça ainda não havia recebido os ofícios de MS, MT e RR enquanto ele falava com a imprensa, mas, como já havia falado com os governadores desses estados, foi possível definir como o governo poderá ajudar.

“A crise do sistema penitenciário é uma crise de muito tempo e se agravou muito nos últimos dez anos, seja porque o número de presos aumentou muito e porque não houve investimentos. Essa crise se agravou em alguns estados e se tornou aguda”, disse o ministro, ao anunciar a ajuda.
Ajuda por estado

 


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments