Home » Sem categoria » PSICOLOGIA INFORMA

PSICOLOGIA INFORMA

taissssss-400x600Atitudes típicas de quem têm depressão e não demonstra

A sociedade, em geral, já possui um maior conhecimento sobre a depressão, mas em muitos casos o que se vê é uma concepção equivocada da doença e de seus sintomas. O resultado disso é que muitas pessoas convivem com a doença de forma disfarçada ou até mesmo não sabem que a tem. Existem algumas atitudes de quem possuem a Depressão Mascarada, são elas: a doença nem sempre vem de forma deprimida, as exigências do mundo que vivemos faz com que as pessoas demonstrem estarem bem, mas por dentro carregam um grande sofrimento.

Outro fator é que ela pode queixar-se de um cansaço constante. Mesmo dormindo muito tem a sensação de que não conseguiu descansar, gerando em si um sentimento de culpa, pois continuamente se “acha preguiçoso demais”. A pessoa também poderá ficar mais irritada com pequenas coisas do dia a dia; possui dificuldade de corresponder aos afetos e a se importar com as preocupações de entes mais próximos.Tende a ter hábitos alimentares incomum, ou come demais ou come de menos. Passa a recusar participar de atividades que antes eram prazerosas e diz que está mudando os gostos naturalmente. O humor também altera sempre, uma hora fica muito triste, outra hora muito feliz e julga ser normal, pois acha que o deprimido não tem condições de se alegrar em nenhum momento.

Tais sinais merecem uma olhar e uma atenção especial. Talvez a depressão possa estar escondida em alguns deles e a pessoa não venha tendo um tratamento adequado. É aconselhável a procura do profissional para uma análise mais restrita e possível acompanhamentos psicológicos
e psiquiátricos.

Thaís Alves é Psicóloga Clínica (CRP: 02/17550), integrante da equipe do Centro de Diagnóstico Iracy Pires, em Afogados da Ingazeira; é mestranda em Saúde Pública e todas as terças assina a coluna PSICOLOGIA INFORMA.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments