Home » Sem categoria » PSICOLOGIA INFORMA

PSICOLOGIA INFORMA

taissssss-400x600Culpa: você sabe lidar com esse sentimento?

É comum o sentimento de culpa aparecer quando alguém se arrepende por seus erros ou quando não aceita os seus defeitos. Normalmente, a culpa atinge com mais força as pessoas que possuem uma espécie de delírio de grandeza e querem ser perfeitas. O motivo é que pessoas assim sofrem com muita pressão e possuem dificuldades em admitir os seus erros.

Para começar a lidar com este sentimento, antes de tudo, é necessário assumir o sentimento de grandeza e entender que não há nenhum problema em errar. A vida não está completamente sob nosso controle. É importante também conhecer a origem do sentimento de culpa. Algumas perguntas podem ajudar: o que me faz sentir culpado? Quais são os momentos em que isso acontece?

Jamais o sentimento de culpa deve ser guardado dentro de si. Ele é muito forte e é um grande causador de doenças emocionais. As consequências podem ser graves e incluem: depressão, vícios, isolamento. O tratamento mais indicado é através de consulta e de acompanhamento com um psicólogo. Você terá a orientação e o aconselhamento adequado para se entender melhor e tratar esse sentimento perigoso.

Thaís Alves é Psicóloga Clínica (CRP: 02/17550), integrante da equipe do Centro de Diagnóstico Iracy Pires, em Afogados da Ingazeira; é mestranda em Saúde Pública e todas as terças assina a coluna PSICOLOGIA INFORMA.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments