Home » Sem categoria » PSICOLOGIA INFORMA

PSICOLOGIA INFORMA

taissssss-400x600Outubro Rosa: principais dicas de prevenção.

Outubro é um mês caracterizado por uma causa muito especial, o Outubro Rosa. Tem seu início na década de 90 nos EUA, com o objetivo de estimular a participação da população na prevenção do câncer de mama, promovendo a conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença. O câncer de mama tem várias causas. Um dos mais importantes fatores de risco é a idade (cerca de quatro em cada cinco casos ocorre após os 50 anos). Outros fatores principais que aumentam o risco da doença são: Obesidade e sobrepeso após a menopausa; sedentarismo; consumo de bebida alcoólica; histórico familiar de câncer de ovário e de mama.

No Brasil, o Ministério da Saúde recomenda a realização da mamografia de rastreamento (quando não há sinais nem sintomas) em mulheres de 50 a 69 anos, uma vez a cada dois anos. Em outros países, devido aos benefícios desta estratégia na redução da mortalidade, o período para se fazer os exames é bimestral (uma vez a cada dois meses).

É importa você estar atenta aos sinais do seu corpo, pois a maior parte dos cânceres de mama é detectada pelas próprias mulheres. Independentemente da idade, todas devem conhecer seu corpo para poder identificar se suas mamas estão ou não normais. O auto-exame e também a mamografia ampliam as chances de diagnóstico precoce e aumentam as chances de cura.

Thaís Alves é Psicóloga Clínica (CRP: 02/17550), integrante da equipe do Centro de Diagnóstico Iracy Pires, em Afogados da Ingazeira; é mestranda em Saúde Pública e todas as terças assina a coluna PSICOLOGIA INFORMA.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments