Home » Sem categoria » PSICOLOGIA INFORMA

PSICOLOGIA INFORMA

taissssss-400x600As cinco doenças psicológicas mais comuns

Dentre as doenças psicológicas mais comuns vistas em nosso dia a dia, existem cinco que se destacam e merecem olhar especial. São elas: a Depressão Clínica, o TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo), o Transtorno Bipolar, Anorexia Nervosa e os Transtornos de Ansiedade. Algumas delas já foram citadas aqui, mas é sempre bom recordar seus sintomas.

A depressão clínica ocorre quando existe um sentimento de tristeza profunda por um longo tempo e desproporcional aos fatos. Os sintomas mais comuns são o sentimento de vazio, perda da autoestima e desesperança. No TOC o indivíduo apresenta obsessão e compulsão em determinadas situações. O portador passa a ter comportamentos considerados absurdos, porém não consegue evitá-los. Na maioria das vezes são ações e rituais repetitivos e persistentes.

O transtorno bipolar pode ser caracterizado pela alternância de momentos de depressão com outros de euforia. Não confundir com os “altos e baixos” do dia a dia, no paciente bipolar as crises são mais extremas e duradouras. Na anorexia nervosa o indivíduo vive incessantemente com o desejo de uma magreza exagerada envolvendo várias estratégias de emagrecimento e o medo de engordar continua mesmo que esteja consideravelmente abaixo do peso.

Por fim, os transtornos de ansiedade nem sempre são diagnosticados da maneira correta. Isso acontece porque sentimentos de angústia e agonia são comuns diante de situações de incerteza ou estresse. Porém, o transtorno em si ocorre quando essa situação gera um comprometimento funcional na vida do indivíduo. Em todos os casos citados, o tratamento se dá com acompanhamentos periódicos do médico psiquiatra e do psicólogo. Os profissionais, além da medicação, ajudarão a estabelecer novos comportamentos de vida que contribuirão com o equilíbrio e em alguns casos, com a cura da doença.

Thaís Alves é Psicóloga Clínica (CRP: 02/17550), integrante da equipe do Centro de Diagnóstico Iracy Pires, em Afogados da Ingazeira; é mestranda em Saúde Pública e todas as terças assina a coluna PSICOLOGIA INFORMA.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments