Home » Sem categoria » PSICOLOGIA INFORMA

PSICOLOGIA INFORMA

taissssss-400x60011Transtornos Alimentares: Causas e tratamentos

Durante as últimas semanas venho trazendo alguns tipos de Transtornos Alimentares mais desconhecidos. Hoje tirarei algumas dúvidas sobre os muitos questionamentos que foram feitos em relação às causas e ao tratamento. Como sabemos, o tratamento tem como objetivo restaurar o comportamento alimentar adequado restituindo o peso considerado normal para a idade e a altura do individuo. Como dito na última postagem, é de suma importância que esteja presente uma equipe multiprofissional para o acompanhamento com pelo menos um psicólogo, nutricionista, um médico endocrinologista e em muitos casos um médico psiquiatra.

Não descartando os fatores biológicos, psicológicos e familiares, em larga proporção, as causas também estão associadas ao aspecto sócio-cultural. A cultura exige uma pressão por manter-se magro sempre, seja apenas para atender a um padrão estético, ou pela cobrança de certas profissões, isso acaba gerando a presença de uma baixa auto-estima e tornando o indivíduo mais propenso a desenvolver um quadro dos Transtornos Alimentares.

O psiquiatra e o psicólogo são responsáveis por a reconstrução da saúde mental, eles são os profissionais mais preparados para obter a avaliação e delinear táticas para o tratamento do transtorno. A psiquiatria poderá medicar o paciente a fim de resgatar o equilíbrio do humor. Já o trabalho do psicólogo tem o objetivo de tratar as relações do indivíduo, quer seja com sua família, com a sociedade e, principalmente, consigo mesmo. O processo de psicoterapia auxilia na recuperação da auto-estima, oferecendo um caminho de descoberta das causas dos sintomas, possibilitando o lançamento de estratégias e habilidades para melhor lidar com os desequilíbrios emocionais.

 Thaís Alves é Psicóloga Clínica (CRP: 02/17550), integrante da equipe do Centro de Diagnóstico Iracy Pires, em Afogados da Ingazeira; é mestranda em Saúde Pública e todas as terças assina a coluna PSICOLOGIA INFORMA.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments