Home » Sem categoria » PSICOLOGIA INFORMA

PSICOLOGIA INFORMA

taissssss-400x600Conhecendo os Transtornos Alimentares ll

Semana passada trouxe dois tipos de Transtornos Alimentares, o Transtorno de Compulsão Alimentar Periódica e a Recusa Alimentar. Hoje falaremos de três tipos totalmente diferentes e pouco conhecidos: a Vigorexia, o Transtorno de Ruminação e a Hipergafia. Começando pela Vigorexia. Ela é um transtorno marcado por o descontentamento contínuo com a forma e a força física, levando a prática exaustiva de exercícios físicos, dietas radicais, uso de anabolizantes e outras drogas, deixando várias consequências negativas à saúde.

O Transtorno de Ruminação é a regurgitação do alimento de forma repetida, ou seja, é a expulsão do alimento sem explicações médicas. Depois do alimento ingerido, o individuo deseja, ainda que inconscientemente, que o mesmo volte para não engordar. As consequências podem ser desidratação, desnutrição, perda excessiva de peso e em casos mais graves, pode levar a morte. Por fim, a Hipergafia é quando um trauma faz com que o indivíduo tenha um episódio de compulsão alimentar extremo tentando suprir o vazio que o acontecimento deixou, causando aumento inesperado do peso, influenciando na auto-imagem, auto-estima, autoconfiança e, claro, na saúde do acometido.

É importante no tratamento de qualquer transtorno alimentar uma intervenção multiprofissional, envolvendo pelo menos um médico, um nutricionista e o psicólogo. Na psicoterapia, o foco é compreender o motivo do distúrbio e tentar restaurar o equilíbrio na saúde alimentar e emocional do paciente. Dessa maneira, todas as necessidades da pessoa serão atendidas.

Thaís Alves é Psicóloga Clínica (CRP: 02/17550), integrante da equipe do Centro de Diagnóstico Iracy Pires, em Afogados da Ingazeira; é mestranda em Saúde Pública e todas as terças assina a coluna PSICOLOGIA INFORMA.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments