Home » Sem categoria » PSICOLOGIA INFORMA

PSICOLOGIA INFORMA

taissssss-400x600Conhecendo os Transtornos Alimentares

Os Transtornos Alimentares são doenças que alteram drasticamente o comportamento alimentar. Caracterizam-se pela utilização de dietas restritivas, produtos e medicamentos para emagrecimento sem orientação especializada, que acabam resultando na necessidade de acompanhamento psicológico. As doenças mais conhecidas são a Anorexia Nervosa, A Bulimia e a Síndrome Alimentar Noturna, porém existem outras que passam desapercebidas por muitos, é o caso do Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica (TCAP), Recusa Alimentar, Transtorno de Alimentação na Infância. Hoje citaremos dois tipos de transtornos, o TCAP e a Recusa Alimentar.

No Transtorno da Compulsão Alimentar Periódica, existe uma incontrolável ingestão de alimentos seguida de sentimento de culpa e auto reprovação bem acentuada, não ocorre nenhum comportamento de compensação para evitar o ganho de peso, ou seja, nenhuma outra atividade atrai tanto a pessoa para que se evite comer demasiadamente. Para ser caracterizado como uma doença, os momentos de crise variam de duas a três vezes na semana. Diferentemente da Recusa Alimentar, onde a pessoa usa o alimento como chantagem para conseguir algo, passando até fome para ter o que deseja. É mais frequente em crianças.

Em todos os distúrbios o psicológico é afetado de várias maneiras, seja pela preocupação da mudança física, pela baixa auto estima ou por a pessoa não conseguir enxergar que precisa de ajuda. Vendo a necessidade de tornar conhecido o tema, nos nossos próximos encontros abordaremos os demais tipos de Distúrbios Alimentares.

Thaís Alves é Psicóloga Clínica (CRP: 02/17550), integrante da equipe do Centro de Diagnóstico Iracy Pires, em Afogados da Ingazeira; é mestranda em Saúde Pública e todas as terças assina a coluna PSICOLOGIA INFORMA.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments