Home » Sem categoria » PSICOLOGIA INFORMA

PSICOLOGIA INFORMA

taissssss-400x600Criança agitada é sinônimo de hiperatividade?

É comum escutarmos o quanto nossas crianças estão mais agitadas que as de tempos atrás. O que será que vem despertando esse tipo de comportamento? A infância é uma fase de curiosidade e descoberta, e se formos analisar a época em que vivemos, percebemos que os estímulos se intensificaram; há uma grande quantidade de sons, luzes, cores, formatos de objetos que fazem com que se desperte mais o interesse das crianças e elas procurem sempre novidades.

Muitas vezes, essa busca de conhecimento pode ser confundida com o que chamamos de Hiperatividade ou TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade). Em alguns casos, o diagnóstico é errôneo por parte de pais e professores, e o problema vai além quando buscam alternativas imediatas como por exemplo o uso de medicamentos como Ritalina (reduz a percepção de grande quantidade de estímulos). Como todo remédio, com o uso excessivo, o seu efeito diminui, e o aumento da dose vai trazendo vários efeitos colaterais que podem prejudicar o funcionamento cognitivo de quem usa.

Para um seguro diagnóstico, é indispensável que a criança seja avaliada por um profissional qualificado (pediatra, psiquiatra, neurologista ou psicólogo). Somente ele pode identificar o transtorno. Mas, muitas vezes, as crianças ou os pais são influenciados por um pseudo diagnóstico, ou sugere-se que a criança possui o transtorno com base em “dicas” divulgadas pela mídia. As consequências acabam sendo sentidas pelos filhos.

Thaís Alves é Psicóloga Clínica (CRP: 02/17550), integrante da equipe do Centro de Diagnóstico Iracy Pires, em Afogados da Ingazeira; é mestranda em Saúde Pública e todas as terças assina a coluna PSICOLOGIA INFORMA.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments