Home » Sem categoria » PSICOLOGIA INFORMA

PSICOLOGIA INFORMA

taissssss-400x600Setembro Amarelo: Mês Internacional da Prevenção ao Suícidio

No mês de setembro, são refletidas internacionalmente as causas e meios preventivos para o suicídio. Dados da Organização Mundial de Saúde, comprovam que a cada 45 segundos um suicídio é realizado no mundo. Sua etiologia não está diretamente ligada a uma síndrome, porém os motivos que levam a pessoa a desejar, tentar ou de fato cometer o ato normalmente estão. Entre eles, podemos destacar o abuso de álcool e outras substâncias psicoativas, transtornos de ansiedade, transtornos de humor, fobias sociais, quadros depressivos, alguma enfermidade de ordem física, dentre outras.

Os meios de prevenção são bastante discutidos na comunidade internacional devido a algumas comunidades apresentarem índices suicidas bem maiores que outras e, também, pelo fato de existirem muitos métodos que facilitam o ato. Identificar as pessoas mais vulneráveis e buscar entendimento das circunstâncias que levam a pessoa tirar a própria vida são desafios propostos que irão levar a desenvolver intervenções eficazes.

A intervenção terapêutica vai primar pelo cuidado existencial do indivíduo levando-o a conhecer novas perspectivas de vida; o foco não é evitar a morte, e sim, promover situações que façam o paciente completar os desejos que sente antes de morrer. Em média, 60% dos que cometem suicídio não procuram um apoio terapêutico, por isso, é importante não tardar em buscar ajuda psicológica em qualquer estágio de alguma síndrome. Nunca se sabe até onde ela pode levar o comportamento humano.

Thaís Alves é Psicóloga Clínica (CRP: 02/17550), integrante da equipe do Centro de Diagnóstico Iracy Pires, em Afogados da Ingazeira; é mestranda em Saúde Pública e todas as terças assina a coluna PSICOLOGIA INFORMA.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments