Home » Sem categoria » FUNDAÇÃO TERRA DESENVOLVE TRABALHO PARA A RECUPERAÇÃO DE PESSOAS QUE FAZEM USO DE ÁLCOOL E DROGAS

FUNDAÇÃO TERRA DESENVOLVE TRABALHO PARA A RECUPERAÇÃO DE PESSOAS QUE FAZEM USO DE ÁLCOOL E DROGAS

terra1O Terra Terapêutica, centro de reabilitação destinado a pessoas que buscam tratamento para o uso prejudicial de álcool e outras drogas, completa um ano de trabalho com seus residentes. Idealizado pelo padre Airton Freire, criador da Fundação Terra, o espaço compreende que o processo de desintoxicação passa pela escuta de cada um, a fim de trabalhar qual a função que a droga ocupa nos mecanismos psíquicos de cada sujeito. Além do uso específico do “objeto droga”, o tratamento leva em consideração diversas outras relações tóxicas que o sujeito estabelece ao longo de sua vida. Nesse processo, paciente e família são escutados, sendo fundamentais a responsabilização e o engajamento de ambos.

O centro de reabilitação tem convênio com a Ordem dos Advogados – secção Pernambuco (OAB-PE), que oferece um desconto no tratamento para seus membros. O abatimento no valor da internação é aplicado também aos dependentes dos advogados.

“O Terra Terapêutica é um projeto onde a palavra tem lugar, a fim de se vincular o desejo de cada sujeito que busca reescrever a sua história a partir da descoberta de seu lugar no desejo do Outro,”, comenta padre Airton Freire que, além de idealizador, é um entusiasta do projeto.terra

O centro conta com psicólogos, psiquiatra, terapeuta ocupacional, educador físico, enfermeiros, técnicos de enfermagem e arte educador, profissionais de uma equipe multidisciplinar que acompanha o dia a dia de cada um dos pacientes. “O empenho da equipe multidisciplinar é fundamental para que as ações sejam bem sucedidas”, afirma o psiquiatra Thiago Siqueira Fernandes.

Durante todo o dia, os residentes desenvolvem várias atividades, tais como exercícios físicos, leituras e oficinas diversas, sempre coordenados pelos profissionais do Terra Terapêutica. A ideia é oferecer uma variedade de opções a fim de que o tratamento não seja massificado, pois ao pôr em destaque a particularidade de cada caso, o paciente pode contar com um projeto terapêutico singular, respeitando o desejo de cada sujeito que chega ao Terra Terapêutica.

O Terra Terapêutica está situado na zona rural de Pesqueira, no distrito de Mimoso, a cerca de 250 Km do Recife e 20 Km de Arcoverde. Num espaço tranquilo e arborizado, o local oferece todas as condições necessárias para que os pacientes possam se concentrar no seu tratamento.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments