Home » Sem categoria » PSICOLOGIA INFORMA

PSICOLOGIA INFORMA

taissssss-400x600Os medos da criança

Todos nós já tivemos alguma sensação de medo; em algumas vezes, eles são superados, em outras, aprendemos a conviver com eles mesmo durando muito tempo. Assim também acontece com os medos infantis, precisam ser bem trabalhados, se não, podem repercutir negativamente na construção do desenvolvimento emocional da criança. Por isso, não podemos ignorar o que assusta os filhos, sendo fundamental entender o que eles sentem, tentar explicar os motivos de tal situação e ter paciência para ajudar a superar a fase.

Uma causa de bastantes medos infantis reside na superproteção familiar. Intencionalmente ou não, os próprios pais evitam que os filhos passem por desafios que são inerentes ao desenvolvimento humano e, assim, eles acabam sentindo medo dos filhos sentirem medo. Isso não deve acontecer. Cada período deve ser encarado com naturalidade, haja vista que o medo é um sentimento natural que não pode ser evitado e, através dele, a autoconfiança pode ser trabalhada de modo que as crianças, ao superarem a fase, tornem-se mais sociáveis e abertas ao novo.

Dessa maneira, caso a família não consiga desenvolver um mecanismo onde possa oferecer ajuda, a busca profissional, em muitos casos com breves aconselhamentos, pode fornecer ideias para resolução ou controle do caso. O medo nem sempre é algo ruim; ele nasce conosco e nos prepara para enfrentar os desafios da vida. Um dos segredos é apoiar seu filho a entender esse sentimento usando-o como um aliado para o crescimento pessoal.

Thaís Alves é Psicóloga Clínica (CRP: 02/17550), integrante da equipe do Centro de Diagnóstico Iracy Pires, em Afogados da Ingazeira; é mestranda em Saúde Pública e todas as terças assina a coluna PSICOLOGIA INFORMA.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments