Home » Sem categoria » PSICOLOGIA INFORMA

PSICOLOGIA INFORMA

taissssss-400x600Depressão na Infância, é possível?

Com frequência, você percebe seu filho irritado sem nenhum motivo? Ou muito triste sem saber explicar o porquê? É comum ele procurar o isolamento e ser muito agressivo com os que estão à sua volta? Em geral, a depressão é associada à tristeza, mas muitos desses comportamentos devem ser analisados cuidadosamente. Quando tais sinais começam interferir negativamente no bem estar do dia a dia ou nas relações sociais, isso pode não ser somente um momento triste.

O surgimento desses comportamentos pode ter início em várias situações, como: limitações na aprendizagem escolar, instabilidade familiar, mudanças significativas na vida (exemplo: mudar de escola, de cidade, perda de algum ente querido…), bullyng, falta de autoestima, intolerância à frustação. É importante estar atento ao começo da mudança emocional da criança e a partir daí desenvolver um diálogo aberto e transparente para descobrir o que ela está sentindo. Quando o diálogo não for suficiente, é hora de buscar auxílio.

Na terapia, o psicólogo irá ajudá-lo a reconhecer suas emoções e a nomeá-las, ou seja, explicar o motivo de cada uma delas e de onde elas surgiram. Paralelamente a isso, ele irá também trabalhar a autoestima da criança, mostrando suas qualidades e sua importância no meio em que vive. A família também receberá apoio, uma vez que, em geral, o princípio dos problemas está entre os mais próximos. Assim como em todos os casos de depressão, quanto mais cedo se procura um apoio psicológico, mais rápida pode ser a recuperação.

Thaís Alves é Psicóloga Clínica (CRP: 02/17550), integrante da equipe do Centro de Diagnóstico Iracy Pires, em Afogados da Ingazeira; é mestranda em Saúde Pública e todas as terças assina a coluna PSICOLOGIA INFORMA.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments