Home » Sem categoria » PSICOLOGIA INFORMA

PSICOLOGIA INFORMA

taissssss-400x600TERAPIA DE CASAL: quando a dupla precisa de ajuda.

É bastante comum termos contato com casais que passam por séries de conflitos no matrimônio. Os conflitos na relação são normais em qualquer casal, mas, algumas vezes, a raiz do problema está no fato de que muitos procuram idealizar um parceiro que não existe, criando assim expectativa de comportamentos e atitudes que o outro não possui. Em alguns casos, as brigas são tão intensas que o casal acaba optando por buscar ajuda profissional para tentar “salvar” o relacionamento.

A terapia de casal deve ser feita no início das discussões. Ela não é somente indicada para casais em conflitos e sim para evitar os conflitos. O objetivo é manter o equilíbrio e a busca do bem estar da família. A dificuldade é que muitos procuram a ajuda psicológica depois de anos de brigas, e, em muitos casos, o elo entre o casal já está desfeito, e a terapia, por si só, é insuficiente para o sucesso.

O tempo ideal de procurar um psicólogo será sempre que o casal estiver com problemas que os entes não conseguem resolver sozinhos; a busca pelo profissional pode ser feita pelo casal ou por um dos parceiros. Se uma das partes entender que o problema parte de si, a terapia pode ser feita individualmente. Porém, se ambos sentem a necessidade de ajuda, é essencial a presença dos dois para tentar estimular um diálogo coerente. Contudo, caso isso não seja produtivo, o psicólogo poderá separar a escuta nas sessões. O intuito reside em buscar, juntamente com os pacientes, identificar as raízes da discórdia e de que maneira elas podem ser trabalhadas para que o casal consiga lidar com a mesma sem gerar um desgaste no relacionamento, levando-os a identificar seus erros e a buscar corrigi-los, permitindo, assim, reajustar o elo quebrado.

Thaís Alves é Psicóloga Clínica (CRP: 02/17550), integrante da equipe do Centro de Diagnóstico Iracy Pires, em Afogados da Ingazeira; é mestranda em Saúde Pública e todas as terças assina a coluna PSICOLOGIA INFORMA.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments