Home » Sem categoria » PSICOLOGIA INFORMA

PSICOLOGIA INFORMA

taissssss-400x6001Você conhece a Psicologia no Esporte?

Vivendo as Olimpíadas, percebemos várias emoções no rosto de cada atleta. No post de hoje vamos conhecer um pouco do trabalho do Psicólogo do Esporte. É comum escutarmos competidores dizerem antes de partidas: “temos que nos preparar psicologicamente para esse jogo”. Em jogos decisivos, o emocional fica a flor da pele e cada vez fica mais difícil o equilíbrio dos atletas. Será que somente os treinos técnico e físico são o suficiente? Ou o emocional pode ser crucial para a partida?

Frequentemente, vemos jogos que foram perdidos por demandas emocionais, medos, ansiedades, falta de motivação. Qual seria a melhor forma de evitar problemas como esses? Fornecer aos atletas respaldo psicológico é tão fundamental quanto fornecer uma alimentação balanceada.

O trabalho do psicólogo, neste campo, tem como objetivo entender os fatores psíquicos que interferem no rendimento esportivo. Não se limita a trabalhar somente com a preparação psicológica dos atletas, mas também deve se preocupar com o bem estar dos mesmos e com o trabalho em equipe, motivando todos que estão envolvidos. Exerce algumas funções como investigar processos básicos aplicados à atividade física que são sobremaneira afetados pela condição da mente humana; lida com a questão dos princípios e das técnicas psicológicas e trabalha os problemas emocionais que interferem de maneira direta e decisiva na prática esportiva. Dessa maneira, alia-se ao treinamento físico e técnico para atuar decisivamente na alta performance do
competidor.

Thaís Alves é Psicóloga Clínica (CRP: 02/17550), integrante da equipe do Centro de Diagnóstico Iracy Pires, em Afogados da Ingazeira; é mestranda em Saúde Pública e todas as terças assina a coluna PSICOLOGIA INFORMA.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments