Home » Sem categoria » PSICOLOGIA INFORMA

PSICOLOGIA INFORMA

taissssss-400x6001ESTRESSE: Quando devo desacelerar?

O estresse é um sintoma da sociedade moderna que vem afetando grande parte da população, em longo prazo. Junto com ele também aparecem sintomas no nosso corpo para os quais é necessário um olhar especial. São problemas físicos, como gastrite, enxaquecas, e ainda psicológicos como, depressão e transtornos de ansiedade. Tais doenças são caracterizadas por “somatizarem” vários momentos estressantes, ou seja, quanto mais problemas, mais estresse, mais doenças vão aparecendo e, muitas vezes, ocorre que não compreendemos a origem delas.

Existem alguns sinais aos quais podemos ficar atentos para evitar o estresse, são eles: sensação de cansaço, mesmo tendo passado muito tempo dormindo; insônia; irritabilidade (você começa a se irritar por coisas que antes não eram significativas); dores e tonturas, tensão muscular. Em alguns casos, as pessoas têm náuseas, taquicardias ou apresentam algum vício que antes era desconhecido como beber ou fumar; falta de concentração e perda da memória; negatividade (a pessoa passa a ver o mundo com a sensação de que tudo vai dar errado), existe também a variação de humor na maioria dos casos.

A orientação psicológica pode ajudar a descobrir o início do problema e detectar a melhor forma de combatê-lo, uma vez que seus sintomas são semelhantes aos de outras doenças somatizantes. Também poderá ajudar a mudar os hábitos causadores do estresse, levando o indivíduo a entender que existem outras maneiras de lidar com a “correria” e as dificuldades do dia a dia.

Thaís Alves é Psicóloga Clínica (CRP: 02/17550), integrante da equipe do Centro de Diagnóstico Iracy Pires, em Afogados da Ingazeira; é mestranda em Saúde Pública e todas as terças assina a coluna PSICOLOGIA INFORMA.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments