Home » Sem categoria » ProRURAL FORTALECE RELAÇÕES ENTRE ÓRGÃOS DO GOVERNO E PRODUTORES FAMILIARES

ProRURAL FORTALECE RELAÇÕES ENTRE ÓRGÃOS DO GOVERNO E PRODUTORES FAMILIARES

PROCom o objetivo de promover mais integração institucional entre os órgãos do governo com capacidade para apoiar e fomentar a agricultura familiar, o ProRural realizou nesta quarta-feira (24), na sede do Programa, encontro com a direção e técnicos da Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (AGEFEPE) e representantes de associações, cooperativas e conselhos rurais que têm necessidades financeiras para alavancar produção e negócios nas áreas de apicultura, caprinovinocultura, piscicultura, bovinocultura e grãos, entre outros.

A ideia é unir forças para desencadear um processo de fortalecimento da gestão dos projetos acompanhados pelo ProRural, para que tenham mais sustentabilidade e capacidade para crescer e alcançar novos mercados em todas as regiões do estado. Sendo assim, os projetos produtivos financiados pelo Governo de Pernambuco, com verba do Banco Mundial, poderão também buscar financiamento da AGEFEPE para que tenham, por exemplo, capital de giro que possibilite maior concorrência para suas produções.

Segundo o diretor geral do ProRural, Anselmo Pereira, o Programa conhece o potencial da agricultura familiar no Estado de Pernambuco e entende a necessidade de unir os órgãos de apoio aos produtores. “Muitas instituições do Estado atuam em benefício do agricultor familiar. Se trabalharmos juntos, essa gama de produtos e serviços disponibilizados para o produtor dará muito mais força e estabilidade aos projetos, e assegurará que os investimentos apoiados pelo Estado tenham maior estabilidade”.

Para o presidente da Agência, Jackson Rocha, com a capilaridade e a descentralização das ações que o ProRural promove em todo o Estado, será um grande parceiro da AGEFEPE no desenvolvimento e fomento da agricultura familiar em Pernambuco. “Esse trabalho em conjunto certamente será um instrumento propulsor de sucesso dos projetos financiados pelo ProRural”. Durante o encontro, a Agência apresentou as formas de financiamentos e apoio que poderá disponibilizar para os produtores e já montou agenda de visitas as associações interessadas no repasse de verbas.

O presidente da Cooperativa de Caprinos de Iguaraci, Demétrios Oliveira, que já iniciou as negociações com a AGEFEPE, acha importante a parceria proposta pelos órgãos. “Enquanto o ProRural entra com o financiamento de projeto de construção de uma agroindústria ou compra de equipamentos, por exemplo, a AGEFEPE vai nos ajudar com uma necessidade que é comum a todos, o capital de giro. Então eles se complementam e fica muito mais fácil para o produtor”.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments