Home » Sem categoria » ENTREGA DA PRIMEIRA UPAE REFORÇA SERVIÇOS DE SAÚDE NO ESTADO

ENTREGA DA PRIMEIRA UPAE REFORÇA SERVIÇOS DE SAÚDE NO ESTADO

UPAO governador Paulo Câmara inaugurou, nesta quinta-feira (30.07), ao lado do prefeito Geraldo Júlio, a primeira Unidade Pública de Atendimento Especializado (UPA-E) do Recife, Deputado Antônio Luiz Filho. Localizado no bairro do Arruda, zona norte da cidade, o espaço de 1,2 mil m² tem capacidade para realizar cerca de 20 mil exames e consultas por mês, em 20 especialidades. Fruto de um trabalho integrado, o equipamento foi construído com recurso estadual, na ordem de R$ 6,8 milhões, e repassado para a administração municipal, sob a gestão do Hospital do Câncer. O atendimento iniciou na tarde da própria quinta-feira.

“Hoje, a gente dá mais passo para o avanço da saúde. Entregamos uma obra que vai fazer a diferença na vida dessas pessoas, oferecendo um tratamento humanizado e condizente com o que nós esperamos alcançar para todos”, salientou Câmara. Após visitar as dependências da unidade, o governador destacou também a parceria dos Poderes estadual e municipal na busca pelo aprimoramento dos serviços de saúde. “Sabemos dos desafios que ainda precisamos enfrentar, que são grandes, mas que com essa contribuição da UPA Especialidades vamos conseguir atingir, em conjunto, uma maior agilidade e efetividade no tratamento das pessoas”.UPA1

O espaço contempla uma unidade ambulatorial de alta resolubilidade em diagnóstico, que permite ao usuário fazer exames específicos no mesmo local da consulta. Além disso, comporta salas de fisioterapia, ultrassom, ergometria e radiologia. O objetivo é centralizar os procedimentos e garantir uma maior agilidade no processo em geral. O atendimento será realizado por uma equipe multidisciplinar capacitada, em dias úteis, das 7h às 19h, com acesso referenciado pela Central de Regulação.UPA3

Para o gestor municipal, essa entrega representa a preocupação constante da prefeitura em promover uma melhor qualidade de vida para a população. “Ela foi pensada para atender uma demanda de especialidades que vem da unidade básica de saúde. Uma demanda que a gente sabe que é muito grande, mas que a partir de agora as pessoas poderão realizar seus tratamentos com dignidade, e em um tempo muito menor do que antes”, frisou Geraldo, complementando: “Quem é usuário do SUS sabe o quanto espera por um encaminhamento. E aqui a gente vai poder ter todas essas especialidades e os exames necessários à disposição para todos os recifenses”.

Feliz em poder contar com uma UPA-E bem perto de casa, Evania de Santana, de 41 anos, comemorou a conquista com seus vizinhos. “Estamos esperançosos com essa inauguração. Conheço muita gente que espera para marcar uma consulta e ainda não conseguiu. Agora vai ser tudo mais rápido e fácil”, comentou a doméstica.

ESPECIALIDADES – No local, serão oferecidos atendimentos nas áreas de cardiologia, nutrição, assistência social, enfermagem (estomatologia), terapia ocupacional, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia, mastologia, endocrinologia, gastroenterologia clínica, nefrologia, neurologia, pneumologia, reumatologia, traumatologia (geral), proctologia e psiquiatria. A população contará também com exames de raio-x, eletrocardiograma, ergométrico, USG, Eco/Doopler, espirometria, holter, mapa, endoscopia, patologia clínica, anatomopatologia e colonoscopia.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments