Home » Sem categoria » DEPUTADO GUILHERME COELHO PEDE INTERFERÊNCIA DO ITAMARATY NA REDUÇÃO DE IMPOSTOS NAS FRUTAS EXPORTADAS

DEPUTADO GUILHERME COELHO PEDE INTERFERÊNCIA DO ITAMARATY NA REDUÇÃO DE IMPOSTOS NAS FRUTAS EXPORTADAS

guiCondições igualitárias de competitividade com outros países que concorrem com o Brasil. Esse é o principal argumento apresentado pelo deputado federal Guilherme Coelho (PSDB-PE) ao ministro de Relações Exteriores, José Serra, em Audiência na tarde de ontem (28/06), para embasar o pedido de redução do imposto ‘Import Duty’ cobrado aos exportadores brasileiros de uvas na comercialização com a Comunidade Comum Europeia.

O deputado pede que o Itamaraty possa interferir junto às negociações do Mercosul e a Comunidade Comum Europeia para que seja zerada a alíquota do Duty para uvas frescas do Brasil, considerando que Chile, Peru e África do Sul, países também exportadores, tem a tarifa zero.

Guilherme Coelho, que é diretor da área internacional da ABRAFRUTAS, defende que é preciso resolver esta questão que se arrasta há anos. “O Vale do São Francisco exporta 95% da uva brasileira. E nós somos taxados enquanto outros países que exportam para a Comunidade Europeia não são taxados. Isso é uma concorrência desleal”, alegou.

“Ouvi com clareza as virtudes do setor que produz e exporta uvas sem sementes e melões, e os obstáculos encontrados nas vendas à União Europeia, que impõe tarifas da ordem de 11% a 14%. O Itamaraty vai se ocupar dessa questão”, garantiu o Ministro Serra.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments