Home » Sem categoria » NÚCLEO DE PROMOÇÃO À SAÚDE REALIZA PROJETO “CRESCER SEM VIOLÊNCIA”

NÚCLEO DE PROMOÇÃO À SAÚDE REALIZA PROJETO “CRESCER SEM VIOLÊNCIA”

 

sertaO Núcleo de Promoção à Saúde e Prevenção de Violências de Sertânia está desenvolvendo o Projeto “Crescer sem Violência” com o objetivo de combater a violência sexual de crianças e adolescentes no município. Em parceria com a Rede de Proteção local, o projeto já foi vivenciado em 34 escolas da rede municipal e nas atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos – NUCA.

“O projeto começou a partir da oficina “Crescer sem Violência” que aconteceu em Arcoverde no mês de abril em parceria com a Childhood Brasil, que entrou com o apoio técnico ao conteúdo , Fundação Vale, Unicef Brasil e Canal Futura que criou as séries “Que exploração é essa?” (em 2009) e “Que abuso é esse?” (em 2014) para abordar o tema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes”, explicou Maria José Germano, articulada do Selo Unicef, em Sertânia.

O Projeto foi vivenciado através de oficinas, palestras, rodas de conversas , exibição de filmes, atividades escolares (desenhos, pinturas, poemas, paródias, vídeos, corais, peças teatrais etc.), com a participação da Rede de Proteção durante a Semana de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, culminando com o dia 18 de maio.

“As narrativas fazem uso da linguagem lúdica para tratar de uma das mais graves violações dos direitos humanos de crianças e adolescentes previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), Lei nº 8.069, de 1990, e também para aprofundar os debates sobre o tema”, concluiu Maria José.

Participaram da ação COMDECA, Conselho Tutelar, CREAS, Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, NUCA, Secretaria da Mulher, Secretaria de Educação, Secretaria de Saúde, escolas municipais e Unidades Básicas de Saúde da Família – UBSF.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments