Home » Sem categoria » LUCAS RAMOS COMEMORA INAUGURAÇÃO DE PARQUE EÓLICO NO AGRESTE

LUCAS RAMOS COMEMORA INAUGURAÇÃO DE PARQUE EÓLICO NO AGRESTE

LUCASO deputado estadual Lucas Ramos (PSB) subiu à tribuna da Assembleia Legislativa de Pernambuco nesta terça-feira (31) para comentar a inauguração do maior parque eólico em atividade no estado, o “Ventos de São Clemente”. O empreendimento do grupo cearense Casa dos Ventos é composto por 126 aerogeradores espalhados pelos municípios de Caetés, Venturosa, Pedra e Capoeiras, no Agreste, e recebeu um investimento de R$ 1,2 bilhão para gerar 216 megawatts (MW), o suficiente para fornecer energia para 550 mil casas populares.

Lucas Ramos salientou que a inauguração do parque (acionado remotamente pelo governador Paulo Câmara direto do Palácio do Campo das Princesas) reforça o compromisso do Estado em investir em tecnologias limpas e de baixo impacto ambiental para geração de energia. “Este incremento da planta energética pernambucana reafirma que estamos alinhados às políticas ambientais do século XXI, utilizando com responsabilidade os recursos naturais”, discursou o parlamentar.

O parque Ventos de São Clemente soma-se ao Ventos de Santa Brígida, do mesmo grupo cearense e em operação desde setembro de 2015 no município de Caetés. Juntos, representam 15% de toda energia gerada em Pernambuco. “Esse índice será ainda maior quando for entregue o complexo Ventos de Santo Estevão, na Chapada do Araripe”, comentou Lucas. No Sertão, o novo parque deve entrar em operação até o segundo semestre do ano que vem, gerando 138 MW para o estado.

Durante a inauguração, o governador Paulo Câmara lembrou que o salto no setor da energia eólica em Pernambuco vem consolidar um ciclo iniciado anos atrás, quando as primeiras fábricas de torres, flanges e pás chegaram ao Complexo Industrial e Portuário de Suape. “É um trabalho expressivo, que dialoga com o desenvolvimento sustentável que queremos para Pernambuco, com uma energia limpa e, em sua totalidade, sendo produzida no Estado”, assinalou o governador.

Já o secretário de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Thiago Norões, pontuou o esforço da gestão pública em ampliar o número de parques eólicos. “É importante ter uma geração de energia próxima ao local de consumo, porque isso beneficia a todos os pernambucanos”, afirmou Norões.

O novo parque também beneficiará cerca de 100 famílias que arrendaram os terrenos para instalação das torres. Estima-se que o Ventos de São Clemente pague anualmente R$ 2,5 milhões aos moradores, incrementando a economia da região.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments