Home » Sem categoria » GOVERNO DE PERNAMBUCO APRESENTA OS DETALHES DA CANTATA NATALINA

GOVERNO DE PERNAMBUCO APRESENTA OS DETALHES DA CANTATA NATALINA

CATAO Governo do Estado, a Prefeitura da Cidade do Recife (PCR), o Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) e a Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) uniram esforços e celebram, este ano, uma Cantata Natalina especial, no próximo dia 6 de dezembro, na Praça da República, área Central do Recife. O tradicional evento contará com três palcos montados para receber uma programação que começará às 17h.

Em entrevista coletiva, nesta terça-feira (24/11), a primeira-dama, Ana Luiza Câmara, anunciou os detalhes da celebração. É a primeira vez que os três poderes – Executivo Legislativo e Judiciário se uniram para a realização da Cantata Natalina da cidade.

“Essa Cantata Natalina é inédita. Nunca houve a congregação de todos os Poderes. Juntos, inauguraremos a festa de Natal e a decoração da Praça da República. De uma forma integrada, harmônica e respeitosa, todos – autoridades e a população – poderão desejar muita paz e harmonia. Além do desejo de um ano novo bem melhor do que esse que nós enfrentamos”, afirmou Ana Luiza.

A ação integrada foi uma saída encontrada pelo Governo do Estado para a manutenção do evento diante da crise econômica nacional. Com a colaboração de todos os parceiros, o evento não só foi mantido como ampliou seu formato, o que tornará a festa natalina da capital ainda mais bonita.

A Cantata Natalina deste ano contará com apresentação de corais e sinfônicas, além de grupos culturais, pastoris e reisados, a partir das 17h. O público terá apresentações da Orquestra e Coral Criança Cidadã; Banda Sinfônica e Coral Cidade do Recife; além dos Corais e Orquestra de Câmara do Conservatório Pernambucano de Música e da Assembleia Legislativa.

A primeira-dama do Recife, Cristina Mello, classificou o ato como um presente para a população, que, em tempos de desafios, precisa acreditar em um 2016 melhor e mais justo. “Esse gesto é para provar que juntos, fazemos mais”, destacou Cristina, lembrando ainda que a articulação para a realização da festa foi um pedido de Ana Luiza.

Os detalhes do projeto foram apresentados por André Brasileiro, gerente de equipamentos da Fundarpe. O gestor revelou que a apresentação vai contar com mais de 300 artistas que vão interagir com o público na praça. “Essa vai ser uma apresentação circular, que começa no Palácio da Justiça e termina no Palácio do Governo, passando ainda pelo Teatro Santa Isabel”, frisou André.

Sobre as atrações selecionadas para a cantata, a primeira-dama salientou a preocupação de incluir no projeto da Cantata Natalina apresentações que dialogassem com as tradições culturais pernambucanas. “Escolhemos atrações que valorizam a nossa cultura, cores e tradições. Elas dialogam com a cultura universal, mas também com a nossa cultura, do Nordeste e do Brasil”, frisou a primeira-dama do Estado.

Também participaram da coletiva Luiza Nogueira, esposa do vice-governador, Raul Henry; a deputada estadual Simone Santana, que representou a Alepe; e Márcia Amaral, em nome do TJPE.

Confira os detalhes:

17h – Apresentações de Reisado e pastoris
Local: Praça da República

18h – Apresentação da Orquestra e Coral Criança Cidadã
Local: Palácio da Justiça

18h20 a 18h25 – Deslocamento do público

18h25 – Apresentação da Banda Sinfônica Cidade do Recife
Local: Teatro de Santa Isabel

18h45 a 18h50 – Deslocamento do público
18h50 – Apresentação da Orquestra de Câmara de Pernambuco e Coro de Câmera do Conservatório Pernambucano de Música e do Coral da Alepe

Repertório Orquestra e Coro Criança Cidadã
1. Joy do the world;
2. O primeiro Natal;
3. Hark! The Herald Angels Sings;
4. Traga a tocha! Janette, Isabella;
5. We wish you a merry Christmas

Repertório Banda Sinfônica Cidade do Recife
1. Ave Maria (Franz Schubert) com a solista Fernanda Celi
2. A Christmas Celebration (Alfred Reed);
3. Medley instrumental de músicas natalinas (Good king Wenceslas, Soou em meio à noite azul, Joy to the world, Deck the hall, Glória in excelsis deo, The first noel, Noite Feliz, Fanfare and processional, Oh! Vinde, fiéis, triunfantes).

Repertório Orquestra de Câmara de Pernambuco, Coro do CPM e Coral da Alepe
1. Canções tradicionais do Pastoril (Boa noite meus senhores todos, Meu São José, Despedida das pastoras);
2. Ave Maria Sertaneja (Júlio Ricardo/O. de Oliveira);
3. Canções tradicionais de Natal (Greensleeves, Surgem anjos proclamando);
4. Noite Feliz (Joseph Mohr/Frans Gruber);
5. Hallelujah (G.F. Händel)

 


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments