Home » Sem categoria » COLAPSO NO TRANSPORTE URBANO PODE SER RESOLVIDO COM PLANEJAMENTO, DIZ CÔRTE REAL

COLAPSO NO TRANSPORTE URBANO PODE SER RESOLVIDO COM PLANEJAMENTO, DIZ CÔRTE REAL

CORTENALO Brasil já está em colapso no que diz respeito ao transporte público nas cidades e à mobilidade urbana. Essa foi a conclusão do deputado Jorge Côrte Real (PTB) depois de participar de audiência pública sobre políticas públicas de transporte metroferroviário nas capitais atendidas pela Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). O debate foi realizado nesta terça-feira (1º), na Comissão de Trabalho da Câmara dos Deputados, a pedido do parlamentar, com a participação de representantes da CBTU, do Ministério das Cidades e de sindicatos de trabalhadores ferroviários e de transporte e logística.

“Na audiência, pudemos ter uma visão geral dos problemas, das potencialidades, das dificuldades e, muito importante, de algumas saídas e soluções que têm que ser tomadas em conjunto, tanto com a direção das empresas, como também com a direção de sindicatos, associações e dos trabalhadores dessas companhias”, afirmou Jorge Côrte Real.

De acordo com o deputado, no setor de metrôs e trens urbanos, faltam investimentos, modernização e inovação. Segundo ele, também é necessário melhorar o quadro de pessoal e recuperar o material, inclusive, os trens. “Falta também uma programação e um planejamento a médio e longo prazos”, afirmou.

Jorge Côrte Real avaliou que, com investimento e planejamento, é possível recuperar, num curto espaço de tempo, as redes sob responsabilidade da CBTU. “A empresa tem como melhorar, e muito, os serviços prestados à sociedade”, declarou. Na opinião do deputado, o transporte metroferroviário deveria ser prioridade nas políticas públicas. “Ele pode tornar-se eficiente, barato e rápido, além de não ser poluente e de fazer pouco barulho. Mas necessita de outro transporte complementar”, disse, ao defender que as linhas de trens e metrôs sejam complementadas por linhas de ônibus integradas.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments