Home » Sem categoria » TECNOLOGIAS E PROGRAMAS DO IPA SÃO APRESENTADOS NO ARINORDESTE

TECNOLOGIAS E PROGRAMAS DO IPA SÃO APRESENTADOS NO ARINORDESTE

capture-20150821-185243A Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (Sara), por meio do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), marca presença na 23ª edição do Agrinordeste, que começou na quarta (27) e segue até a próxima sexta (28), no Centro de Convenções, em Olinda. Além do presidente Gabriel Maciel, mais quatro pesquisadores do Instituto participarão das salas temáticas.

Gabriel será o presidente de mesa de dois painéis, o primeiro sobre “Boas práticas agrícolas no cultivo da banana irrigada”. O conteúdo será abordado na sexta (28), das 8h30 às 10h. Logo em seguida, a partir das 10h30, ele dará início ao debate proposto no painel “Grandes tendências do agronegócio no mundo”.

Quanto ao evento, Gabriel avalia ser uma grande oportunidade para técnicos e produtores agregarem conhecimento sobre as inovações que vêm sendo desenvolvidas, em ciência e tecnologia, para o meio rural. “Além de ser um caminho para estreitar relações com os diversos setores do agronegócio pernambucano”, destaca o gestor.

O pesquisador Severino Lira participou do primeiro dia com o painel “Diversificação da fruticultura com espécies nativas e exóticas em Pernambuco”. Já os pesquisadores Sebastião Guido e Djalma Cordeiro debaterão a temática bovinocultura de leite sob as perspectivas dos painéis “Estratégias para melhoria genética do rebanho leiteiro” e “Novas tendências da palma forrageira”. Eles se apresentarão nesta quinta (27), a partir das 15h30 e 17h30, respectivamente. E para finalizar o dia, o pesquisador Erinaldo Freitas abordará alternativas para a caprinovinocultura no painel “Produtividade e custo na produção de silagem a partir do sorgo, milheto e cana”.

Estrutura – Com um stand montado no espaço, o IPA ainda representa os órgãos vinculados a Sara – Adagro, Iterpe, Seaf, Prorural e Ceasa. Na ocasião, os visitantes podem conhecer as tecnologias de ponta, desenvolvidas e aprimoradas nos laboratórios e nas estações experimentais do IPA. Destaque para os trabalhos com sementes de sorgo, milho e feijão, além das experiências exitosas com o feno, usada para produção de forragem, que alimenta animais bovinos, caprinos e ovinos. Os participantes, ainda, terão acesso a material informativo sobre os principais programas desenvolvidos pela pasta, tais como Terra Pronta, Distribuição de Sementes e Leite de Todos, entre outros.

Ao todo, a programação do evento conta com 70 palestras, nas áreas de apicultura, aquicultura, bovinocultura de leite, caprinovinocultura, fruticultura, turismo rural, e meio ambiente e recursos hídricos. Ao longo desses três dias, os visitantes terão acesso a mais 90 stands com produtos derivados do leite, caprinos e ovinos, mel de abelhas, rapaduras, cachaça, hortifruticultura e artesanato. Para mais informações, acesse onsite do Agrinordeste no endereço eletrônico http://www.agrinordeste.com.br/


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments