Home » Sem categoria » IPA REALIZA 1ª COLHEITA DE TOMATE TOLERANTE A VÍRUS E CALOR

IPA REALIZA 1ª COLHEITA DE TOMATE TOLERANTE A VÍRUS E CALOR

TOMATECom menos pulverizações, o fruto é um avanço para o meio ambiente, a saúde dos agricultores e dos consumidores.
O Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA) iniciou a 1ª colheita de sementes da variedade de tomate “Ferraz IPA 8”, na Estação Experimental de Belém do São Francisco, localizada no Sertão de Itaparica, a 475 quilômetros do Recife. Desenvolvida pelo pesquisador Edinardo Ferraz, essa variedade de tomate é mais alongada, firme, possui um vermelho intenso e uniforme. No entanto, a principal característica é a resistência deste fruto ao calor e a dois vírus predominantes no Nordeste, o vira-cabeça e o geminivírus.

Dentro de um ciclo de 120 dias, esse tomate leva apenas 4 pulverizações. Para ter uma ideia, algumas variedades de tomate recebem remédio (quase) todos os dias. É um avanço para o meio ambiente, a saúde dos agricultores e dos consumidores. Em uma área de meio hectare, a estimativa é colher cerca de 14 toneladas de tomate, que resultará em seis quilos de sementes, aproximadamente.

Outro diferencial no plantio é a técnica usada. Ao invés de ser em vara, a plantação é rasteira, contribuindo para o meio ambiente tanto por não haver desmatamento como no controle da água, já que o gotejamento propicia irrigação contínua e controlada. As folhas que nascem em cima do fruto também merecem destaque, já que torna o tomate mais resistente ao calor. “É um filtro solar natural”, compara Ferraz, que iniciou a pesquisa na década de 90, por meio de cruzamento genético. Após a colheita, o próximo passo é multiplicar a semente para que depois ela seja comercializada.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments