Home » Sem categoria » “GOVERNO PRECISA DIALOGAR MAIS”, DIZ SILVIO COSTA FILHO SOBRE PROPOSTA DE REAJUSTE DOS PROFESSORES

“GOVERNO PRECISA DIALOGAR MAIS”, DIZ SILVIO COSTA FILHO SOBRE PROPOSTA DE REAJUSTE DOS PROFESSORES

SILNa comissão de educação da Assembleia Legislativa, o líder da bancada de oposição, deputado estadual Silvio Costa Filho (PTB), votou contra a aprovação do Projeto de Lei 79/2015, de autoria do Governo do Estado, que atualiza o Piso Salarial dos Professores para cerca de 4.060 docentes e exclui mais de 45 mil de qualquer reajuste. Com a medida, 90% dos professores do Estado deixam de receber aumento. Dos 4.060 professores que, segundo o projeto, devem receber o aumento salarial, 1.777 terão direito a 13,01% de reajuste e 2.283 poderão ser reajustados em 0,89%. O projeto seguirá agora para votação em plenário.

O assunto foi debatido na manhã desta segunda-feira (30). Além de Silvio Costa Filho, o deputado estadual Edilson Silva (PSOL) votou contra a proposta do governo. Se posicionaram a favor os deputados Eduíno Brito (PHS) e Adalto Santos (PSB). Por ter ocorrido o empate, o deputado Ângelo Ferreira (PSB) que presidia a reunião da comissão de educação, também deu voto favorável ao projeto.

Insatisfeitos com a proposta do governo, os professores da rede estadual realizaram na última semana uma paralisação de dois dias. O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Pernambuco (Sintepe) também decretou estado de greve da categoria. Caso o Governo insista na proposta, os professores podem parar por tempo indeterminado. Os equívocos do projeto de lei também motivaram o Ministério Público a instaurar inquérito civil para esclarecer se o governo estadual está cumprindo integralmente a Lei do Piso Salarial Nacional do Magistério.

Veja abaixo o que disse hoje o líder da bancada de oposição, Silvio Costa Filho, sobre o assunto:

“A oposição tem se manifestado completamente contrária ao projeto que veio do Governo do Estado. O projeto não atende à categoria. Há um conjunto de imperfeições e, de certa forma, é uma afronta aos professores do Estado de Pernambuco. O nosso sentimento é de que o governo precisava dialogar mais, sobretudo ter um gesto de humildade e desprendimento. Não adianta querer usar a força, e aprovar, porque tem a maioria da Casa. Tenho certeza que os professores de Pernambuco estão profundamente insatisfeitos com este projeto que chegou à Casa, mas a oposição vai cumprir o seu papel constitucional, que é o de lutar para que este projeto não seja aprovado e que possa chegar um projeto que beneficie a todos os professores de Pernambuco. É isto o que a gente tem defendido aqui na Casa”.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments