Home » Sem categoria » IBIMIRIM: DESSALINIZADOR PROPICIA ÁGUA POTÁVEL, CRIAÇÃO DE PEIXES E ALIMENTO PARA ANIMAIS

IBIMIRIM: DESSALINIZADOR PROPICIA ÁGUA POTÁVEL, CRIAÇÃO DE PEIXES E ALIMENTO PARA ANIMAIS

Um sistema de dessalinização a partir do qual é possível produzir água potável, criar peixes e alimentar os animais. É isso o que propicia a Unidade Demonstrativa (UD) de Ibimirim, que será inaugurada amanhã 03/04, às 15h, na Agrovila 8 do município, em solenidade que contará com a presença de representantes do governo federal e estadual.

A UD de Ibimirim faz parte do Programa Água Doce (PAD), do Governo Federal, que é coordenado pelo Ministério do Meio Ambiente, em parceria com estados, municípios e sociedade civil. Em Pernambuco, o PAD é coordenado pela Secretaria de Recursos Hídricos e Energéticos (SRHE).

A UD é um sistema de produção integrado que consiste em produzir água potável a partir da dessalinização com aproveitamento dos efluentes como insumo para atividades produtivas. O processo tem três etapas: na primeira, a água captada de um poço passa pelo dessalinizador que a torna potável. Na segunda fase, o efluente da dessalinização (concentrado), é usado para a criação de tilápia. Finalizando o processo, o efluente da criação da tilápia é aproveitado para a irrigação da erva-sal (Atriplex nummularia), utilizada na produção de feno para a alimentação de caprinos e ovinos.

Além de produzir água potável para a população e alimento para o gado, a UD tem como vantagens a garantia de um apoio na geração de renda, com a produção de tilápias e auxiílio na redução dos impactos ambientais, uma vez que se os efluentes gerados pelo processo de dessalinização fossem jogados no solo causariam agressão ao meio ambiente e poderiam afetar a água do subsolo.

A Agrovila 8, em Ibimirim, tem uma população residente de cerca de 300 pessoas, que vivem da agricultura familiar e recebem água potável a partir da UD. Duas despescas (retirada dos peixes) já foram realizadas desde que a UD começou a funcionar. “A produção da UD fica com a própria comunidade que decide o que fazer com os peixes. Eles podem ser distribuídos pela comunidade ou comercializados, revertendo a renda para todos as famílias da agrovila”, explicou o gerente geral de Recursos Hídricos da SRHE, Mauro Lacerda, que coordena o Água Doce no estado.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments