Home » Afogados da Ingazeira » SECRETÁRIO DE AGRICULTURA EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO

SECRETÁRIO DE AGRICULTURA EMITE NOTA DE ESCLARECIMENTO

Segue nota, na íntegra, do nosso Secretário de Agricultura, Luciano Gomes, a respeito do animal debilitado que encontrava-se no matadouro de Afogados da Ingazeira:

“VISITANDO O MATADOURO PARA AVERIGUAR A DENÚNCIA FEITA POR BLOG’s E RADIALISTAS, VERIFIQUEI QUE O ANIMAL EM QUESTÃO,COM ASPECTO DEBILITADO, DESNUTRIDO, AINDA ENCONTRAVA-SE NO CURRAL DA UNIDADE DE ABATE, AGUARDANDO A INSPEÇÃO SANITÁRIA ANTI-MORTEM, QUE É FEITA PELO MÉDICO VETERINÁRIO DO MUNICÍPIO.

O DIAGNÓSTICO DO NOSSO PROFISSIONAL, DR. ARNALDO JOSÉ DE LIMA, FOI DE QUE O ANIMAL NÃO DEVERIA ENTRAR NO PROCESSO DE MATANÇA, TENDO EM VISTA A INSPEÇÃO VISUAL NOS OLHOS DO MESMO QUE SE FAZ DE ROTINA, PARA AVERIGUAR QUADRO DE ANEMIA, SINTOMA QUE GERALMENTE INTERFERE NA CIRCULAÇÃO DO SANGUE NO CORPO DO ANIMAL, PODENDO COMPROMETER A QUALIDADE SANITÁRIA DA CARNE.

NO ENTANTO, APENAS O ASPECTO VISUAL DE MAGREZA DE UM ANIMAL NÃO É POR SI SÓ RAZÃO TÉCNICA PARA CONDENAÇÃO DE ABATE. ASSIM QUE CHEGUEI AO CURRAL, ÀS 8H40, JÁ ENCONTREI O DR. ARNALDO JÁ SE ENCONTRAVA NO CURRAL FAZENDO SEU TRABALHO DE INSPEÇÃO.

A CONCLUSÃO TÉCNICA DO MÉDICO VETERINÁRIO FOI DE RECHAÇO DO ANIMAL, NÃO AUTORIZANDO A MATANÇA, RECOMENDANDO AO COORDENADOR DA UNIDADE AS PROVIDÊNCIAS CABÍVEIS JUNTO AO PROPRIETÁRIO DO ANIMAL.

TODAVIA, NÃO SE ENCONTROU QUALQUER ENFERMIDADE APARENTE QUE ENSEJASSE QUALQUER RISCO À SAÚDE PÚBLICA. E ESSE ANIMAL, VOLTANDO AO PROPRIETÁRIO, SENDO CUIDADO NO SEU ASPECTO ALIMENTAR E NÃO APRESENTANDO QUALQUER ENFERMIDADE PODERÁ VOLTAR, SEGUINDO CRITÉRIOS DE RIGOROSA INSPEÇÃO, A SER ABATIDO.

POR FIM, CABE ESCLARECER À POPULAÇÃO AFOGADENSE QUE O ANIMAL PARA SER ENVIADO AO BOX DE ABATE PASSA POR DUAS INSPEÇÕES: ANTI-MORTEM E PÓS-MORTEM.

SE, PORVENTURA, O ANIMAL PASSA NA INSPEÇÃO ANTI-MORTEM E APRESENTAR QUALQUER ANOMALIA DO PONTO DE VISTA SANITÁRIO, ESTE ANIMAL JÁ TRANSFORMADO EM CARCAÇA, SERÁ CONDENADO PELA INSPEÇÃO NÃO SENDO ENVIADO AO CONSUMO DA POPULAÇÃO. A PRAXE RECOMENDA QUE A CARCAÇA DEVERÁ SER DESCARTADA E SEGUIR PARA ATERRO SANITÁRIO.

ATENCIOSAMENTE,

Luciano Gomes da Silva – Secretário de Agricultura


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments