Home » Sem categoria » PRIMEIRO ENCONTRO PRÉ-CONCLAVE TEVE 142 CARDEAIS PRESENTES NO VATICANO

PRIMEIRO ENCONTRO PRÉ-CONCLAVE TEVE 142 CARDEAIS PRESENTES NO VATICANO

Os cardeais da Igreja Católica encerraram nesta segunda-feira (4), por volta das 13h locais,  a primeira das congregações gerais que precedem o início do conclave para eleger o novo Papa que vai suceder o agora Papa Emérito Bento XVI.

O encontro, no Vaticano, durou cerca de três horas e meia, com meia hora de pausa de café, e teve a participação de 142 dos 207 cardeais, 103 deles votantes, segundo o porta-voz do Vaticano, padre Federico Lombardi.

Os 12 demais cardeais votantes devem chegar ao Vaticano entre a tarde desta segunda e a manhã da terça.

A congregação foi iniciada com uma oração breve e seguida por uma introdução técnica.

O decano do Colégio Cardinalício, Angelo Sodano, fez uma saudação e lembrou da importancia do evento. Ele também propôs que os cardeais preparem uma mensagem, a ser enviada ao Papa Emérito.

Depois, houve o juramento, feito em conjunto e depois individualmente, o que tomou algum tempo, conforme previsto na Constituição Apostólica.

O momento mais importante ocorreu entre as 11h45 e 12h30 locais, segundo o porta-voz, em que ocorreram discussões gerais. Treze cardeais falaram.

Eles discutiram se vai haver reuniões de manhã e à tarde nos próximos dias. Isso deve ser decidido nesta tarde.

Conforme esperado, não houve decisão sobre a data do conclave. Segundo o padre Lombardi, alguns cardeais estão com mais pressa, outros com menos.

O porta-voz Lombardi negou a informação de que um “falso cardeal” tenha entrado na congregação, conforme foi noticiado mais cedo pela imprensa americana. Em tom de brincadeira, ele disse que todos os cardeais que viu “eram verdadeiros”.

Uma segunda congregação está marcada para as 17h (13h de Brasília), segundo a Santa Sé. Não deve haver entrevista coletiva no Vaticano depois dela.

O cardeal camerlengo Tarcisio Bertone sugeriu que, na congregação desta tarde, seja feita a primeira das duas meditações previstas – uma durante as congregações, outra no início do conclave. (G1.com)


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments