Home » Afogados da Ingazeira » PATRIOTA QUER PARCERIA ENTRE IFPE E PREFEITURAS

PATRIOTA QUER PARCERIA ENTRE IFPE E PREFEITURAS

Prefeitos do Sertão do Pajeú estiveram ontem (01) em Afogados da Ingazeira, reunidos no Consórcio de Integração dos Municípios (CIMPAJEÚ). Além de discutir temas administrativos, eles puderam visitar e conhecer as instalações do Instituto Tecnológico Federal.

Acompanhados do Diretor do IFPE, Marco Maciel, eles puderam conhecer os investimentos feitos com a instalação dos laboratórios de automação, eletrotécnica, saneamento, topografia, hidráulica, de análise microbiológica e físico-química.

 Marco Maciel relatou aos Prefeitos a importância das gestões garantirem e apoiarem o acesso dos jovens de outros municípios ao ensino técnico oferecido na instituição. A questão do transporte dos estudantes foi debatida. O Prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota, apresentou como proposta, a instalação de uma Casa do Estudante em Afogados da Ingazeira, custeada solidariamente pelas Prefeituras da região, e que pudesse abrigar os jovens que moram em outras cidades e estudam em Afogados.

Outra ideia sugerida pelo Prefeito José Patriota, foi uma parceria entre Prefeituras e IFPE, na análise da qualidade da água de poços, barreiros, cisternas, e outros mananciais da região. “O laboratório de análise microbiológica do IFPE é moderno, os profissionais são qualificados, e podem nos ajudar a garantir a qualidade da água que é ofertada à população,” afirmou Patriota.

 

Um exemplo de sucesso nesse tipo de parceria é a manutenção das máquinas das indústrias de Afogados, que vem sendo realizada por técnicos e estudantes do IFPE. “Estamos ajudando na INVESA, contribuindo com a reabertura daquela importante empresa e ajudando a garantir postos de trabalho no Pajeú,” declarou Marco Maciel. Segundo ele, uma fábrica de móveis de Afogados precisava trazer técnicos de fora, muitas vezes recebendo em dólar, para dar manutenção em suas máquinas. Numa parceria com o IFPE, as mesmas máquinas foram consertadas ao custo de apenas dez Reais, preço da peça a ser trocada.

“O conhecimento técnico e científico é fundamental para o sucesso das boas iniciativas de gestão. Ao mesmo tempo, ele deve estar a serviço do povo, que no fim das contas, é quem paga, com seus impostos, os investimentos feitos no ensino tecnológico,” finalizou Patriota. (ASCOM – Fotos: Júnior Finfa)


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments