Home » Afogados da Ingazeira » PACTO PELA SAÚDE APRESENTA INDICADORES DA REGIÃO E AFOGADOS DA INGAZEIRA TEM BONS RESULTADOS

PACTO PELA SAÚDE APRESENTA INDICADORES DA REGIÃO E AFOGADOS DA INGAZEIRA TEM BONS RESULTADOS

Na tarde de ontem (01), o prefeito de Afogados da Ingazeira, José Patriota (PSB), participou da Audiência Pública de Divulgação do Painel de Indicadores Regional do Pacto pela Saúde no auditório da Ceralpa.  O levantamento apresentou a situação dentro do sistema público no Estado dos 12 municípios que integram a 10ª Gerência Regional de Saúde (Geres). O evento foi presidido pela secretária executiva de Coordenação Geral da Secretaria Estadual da Saúde, Ana Paula Sóter, e também contou com as presenças de outros gestores e secretários municipais que fazem parte da Regional.

Os resultados dos indicadores representam um trabalho e esforço das Secretarias de Saúde, Geres e Governo do Estado com metas e monitoramento. A ideia foi mostrar o desempenho da rede de serviços do Estado, compreendendo as ações de atenção primária, de atenção especializada ambulatorial e hospitalar.  Afogados da Ingazeira foi a primeira regional a receber esse formato da audiência pública.

De acordo com a secretária executiva, a audiência pública foi um momento histórico. Ela afirmou que era um trabalho técnico de forma interna. “Agora, entramos em uma nova fase, trazendo esses dados para os atores que fazem o trabalho na ponta. Esse é um trabalho inédito, que nunca foi feito por nenhum outro Estado, de forma tão ampla, com foco em tantos indicadores”, disse. 

Afogados da Ingazeira obteve bons índices na taxa de internação por condições sensíveis à atenção primária; proporção de mães com sete ou mais consultas de pré-natal; e proporção de óbitos por afecções originadas no período perinatal. Ainda o município se destacou na cobertura de mamografia; oferta de consultas em cardiologia e endocrinologia; e taxa de mortalidade por acidentes de trânsito.

Para o prefeito Patriota é da atenção básica em que tudo se inicia dentro do sistema de saúde e o município não pode apenas se conter com os indicadores. “Nosso papel é assegurar as diretrizes e políticas do SUS juntamente com a União e o Estado. Os resultados apontados no Pacto pela Saúde foram bons, mas precisamos avançar ainda mais na saúde”, reforçou.

Participaram os prefeitos Luciano Torres (Ingazeira), José Pereira (Quixaba), Romero Guimarães (São José do Egito), José Vanderlei (Brejinho), Maria Aparecida (Solidão), Francisco Dessoles (Iguaracy), Dêva Pessoa (Tuparetama), Arquimedes Machado (Itapetim) e Luís Carlos (Custódia). Além dos gestores, estavam presentes também a vice-prefeita de Afogados da Ingazeira, Lúcia Moura, secretário municipal de Saúde, Gildásio Moura, os vereadores afogadenses Raimundo Lima, José Carlos e Luiz Gomes, o presidente do Conselho de Saúde do município, Reginaldo Remígio, o Promotor de Justiça, Lúcio Luiz de Almeida, o deputado estadual Ângelo Ferreira e a gerente da Geres, Mary Delanea.(ASCOM – Fotos: Cláudio Gomes)


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments