Home » Sem categoria » CARDEAIS COMEÇAM ENCONTROS QUE PREPARAM CONCLAVE PARA ELEGER PAPA

CARDEAIS COMEÇAM ENCONTROS QUE PREPARAM CONCLAVE PARA ELEGER PAPA

Os cardeais da Igreja Católica começaram na manhã desta segunda-feira (4) a primeira das congregações gerais que precedem o início do conclave para eleger o novo Papa.

O encontro, marcado para as 9h30 locais (5h30 de Brasília), começou com alguns minutos de atraso.

Vários cardeais entraram a pé. Muitos conversaram com a imprensa. Outros entraram de carro, e um grupo chegou em uma van.

Expectativa

“É uma jornada espiritual de que temos que participar. Vamos trocar informações”, disse o cardeal indiano Baselios Cleemis Thottunkal, de 53 anos, o mais novo do conclave. “É a primeira vez que participo; não sei o que vai acontecer. Vamos decidir juntos e analisar juntos as questões que a Igreja tem de enfrentar, como a Igreja vai enfrentar.”

Questionado sobre se acha se o próximo Papa tem de ser italiano, ele afirmou que “a Igreja não é um continente, de uma língua. Ela é universal”.

O arcebispo de Paris, André Vingt-Trois, disse que não dá para antecipar as questões que serão discutidas no conclave.

“Tem tanta coisa que é preciso que ele [o novo Papa] seja capaz de fazer, além de ser poliglota, de ser um homem de fé e de rezar, de ser capaz de compreender civilizações diferentes, de diálogo, de escuta…”, disse, ao ser questionado sobre o perfil do novo pontífice.

O cardeal André afirmou que “não é indispensável” que o próximo Papa seja jovem.

O francês também disse que o próximo Papa terá de tratar da questão do VatiLeaks, escândalo de vazamento de documentos sigilosos do Vaticano. (G1.COM)


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments