Home » Sem categoria » 1ª CAMPANHA DE PREVENÇÃO CONTRA CÂNCER EM TABIRA CONSEGUE ATINGIR SEUS OBJETIVOS

1ª CAMPANHA DE PREVENÇÃO CONTRA CÂNCER EM TABIRA CONSEGUE ATINGIR SEUS OBJETIVOS

 A primeira campanha de prevenção contra o câncer de colo uterino, mama e boca deste ano, realizada na semana passada (do dia 25 de fevereiro ao 1º de março) em Tabira conseguiu atingir as expectativas da Secretaria de Saúde. Tabira que no ano passado foi considerada a cidade com o menor índice de exames de prevenção do papa Nicolau, conseguiu em cinco dias de campanha quase metade do que é esperado em todo ano.

A campanha aconteceu em todos os oito PSF (programa de saúde familiar) da cidade, e no PACS. Em todos os dias de campanha o prefeito Sebastião Dias acompanhou a equipe de saúde que por meio de palestras, atividades educativas e peças teatrais atraiu um grande número de mulheres nos postos dos bairros, e zona rural e conseguiram concluir a campanha com 707 prevenções de câncer de colo de útero, 300 solicitações de mamografia, e 250 consultas odontológicas.

A coordenadora da atenção básica Cândida Maria ressalta o sucesso da campanha, “Conseguimos atingir nossos objetivos, todos da equipe estão de parabéns. Nós buscamos aumentar o quantitativo, mas, unindo ao qualitativo. Conseguimos passar confianças as mulheres que se consultaram conosco, e a consequência está aí nos resultados”, declarou.

A quantidade de consultas odontológicas também surpreendeu a coordenadora de saúde bucal Dra. Mikaelle Costa, que buscou na campanha formas de conscientizar a população sobre o câncer de boca. “As pessoas não sabem que o fumo, e o álcool, por exemplo, são grandes causadores do câncer de boca, como também o uso indevido de próteses. Na nossa região é grande o índice de pessoas com câncer de boca, a nossa missão é trabalhar em busca de uma redução, e a prevenção é sempre é a melhor opção”, afirmou.(Assessoria de Imprensa)


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments