Home » Pernambuco » TRE DECIDE MANTER EDUARDO COUTINHO COMO PREFEITO DE ÁGUA PRETA

TRE DECIDE MANTER EDUARDO COUTINHO COMO PREFEITO DE ÁGUA PRETA

Por decisão do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PE), o prefeito Eduardo Coutinho (PSB) continuará no comando de Água Preta, na Mata Sul. A eleição da cidade foi vencida por Armando Souto (PDT), que concorria sub judice, só que a posse foi dada a Coutinho por determinação liminar do tribunal, confirmada pelo pleno nesta quarta-feira (16).

Por quatro votos a dois, os desembargadores eleitorais decidiram por não realizar nova eleição em Água Preta. O entendimento do pleno foi contrário ao parecer do relator do processo, Luiz Alberto Gurgel. Apenas o desembargador Virgínio Carneiro Leão acompanhou o voto do relator. A sessão foi acompanhada por eleitores do pedetista, que ocuparam a frente do tribunal, na Avenida Agamenon Magalhães, em protesto contra a decisão.

O caso de Água Preta é curioso. Armando Souto teve problemas para obter legenda para concorrer à eleição, o que foi questionado judicialmente por Eduardo Coutinho. Acontece que Souto obteve 52,75% dos votos no município. A Justiça Eleitoral, em primeira instância, decidiu pela realização de um novo pleito, já que Armando tinha obtido mais de 50% dos votos. A legislação determina que, nesses casos, seja realizada nova eleição.

Eduardo Coutinho recorreu da decisão de primeira instância no TRE. O tribunal, liminarmente, deu posse ao socialista. Nesta quarta-feira, o TRE julgou o mérito do processo e decidiu pela não realização de novas eleições. A Armando Souto resta recorrer da decisão ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE).


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments