Home » Afogados da Ingazeira » PREFEITOS DO PAJEÚ TECEM ROSÁRIO DE LAMENTAÇÕES EM REUNIÃO COM BISPO

PREFEITOS DO PAJEÚ TECEM ROSÁRIO DE LAMENTAÇÕES EM REUNIÃO COM BISPO

 

O Bispo Diocesano de Afogados da Ingazeira, Dom Egídio Bisol, reuniu nesta terça (15), os Prefeitos do Sertão do Pajeú. O encontro ocorreu no Centro Pastoral Diocesano, Stella Maris, em Triunfo. O objetivo do encontro foi aproximar a ação pastoral da Igreja às necessidades das gestões municipais. “Estamos aqui para saber em que a Igreja pode ajudar os gestores, sobretudo nesse período de grave estiagem,” afirmou Dom Egídio. O Bispo também se prontificou a colaborar com o fortalecimento do Consórcio de Municípios do Pajeú (Cimpajeú). “A diocese está totalmente favorável ao soerguimento do consórcio como instrumento de fortalecimento das gestões,” destacou o Bispo.

Nas apresentações dos Prefeitos, uma exposição da dura realidade das finanças dos municípios e do pré-colapso no abastecimento de água na região. Romério Guimarães (S.J. do Egito) conclamou os Prefeitos a lutarem por um novo pacto federativo. Soraya Murioka (Flores) relatou o caos encontrado na administração municipal e Zé Mário (Carnaíba) destacou a gravidade da situação quanto ao abastecimento d’água na zona urbana. “Em Agosto, vamos ficar totalmente sem água no Alto-Pajeú. Brotas está em situação abaixo da crítica. O último bastião é a barragem de Rosário, que também está secando,” desabafou o Prefeito de Iguaracy, Francisco Dessoles.

Em sua intervenção, o Prefeito de Afogados da Ingazeira e Presidente do CIMPAJEÚ (Consórcio de Municípios do Sertão do Pajeú), alertou para a importância da união dos Prefeitos em torno de ações estruturantes. “A seca é um fenômeno que faz parte da nossa rotina. O que não é comum é um ano de muita chuva. Ao invés de grandes barragens, verdadeiros latifúndios da água, precisamos investir maciçamente em pequenas obras hídricas que democratizam o acesso à água,” defendeu Patriota.

  

 Atendendo a um pedido dos Prefeitos, Dom Egídio se comprometeu no apoio a ações de educação ambiental – para um melhor aproveitamento dos resíduos sólidos; e, sobretudo, em conscientizar, através das ações da Igreja Católica, para que a população aproveite melhor a água, sem desperdício ou uso inadequado nesses tempos de grave seca. Ao final do encontro, Dom Egídio solicitou aos Prefeitos que, pelo menos uma vez ao ano, os gestores possam reunir-se com os padres para debater as políticas públicas implantadas nos municípios.

 Entrevista à TV Asa Branca – No intervalo do encontro, Patriota concedeu entrevista á TV Asa Branca, na qual destacou a importância da reunião. “O diálogo do poder público com os segmentos organizados da sociedade, sobretudo com a Igreja, é fundamental para nos aproximarmos ainda mais das necessidades e anseios do povo,” afirmou José Patriota. 
 Prefeitos presentes ao encontro – José Patriota (Afogados da Ingazeira), Sebastião Dias (Tabira), Dêva Pessoa (Tuparetama), José Vanderley (Brejinho), Arquimedes Machado (Itapetim), Francisco Dessoles (Iguaracy), José Mário (Carnaíba), Luciano Torres (Ingazeira), Romério Guimarães (São José do Egito), Cida Oliveira (Solidão), Soraya Murioka (Flores), Luciano Duque (Serra Talhada), Bartolomeu Carvalho (Mirandiba), Zé Pretinho (Quixaba), além do Vice-Prefeito de São José do Belmonte. (ASCOM – Fotos Cláudio Gomes e Junior Finfa)


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments