Home » Sem categoria » CNJ CONTRATA CONSULTORIA PARA ANALISAR GESTÃO DE TRIBUNAIS ESTADUAIS

CNJ CONTRATA CONSULTORIA PARA ANALISAR GESTÃO DE TRIBUNAIS ESTADUAIS

O CNJ (Conselho Nacional da Justiça) vai contratar uma consultoria para fazer um diagnóstico das áreas de orçamento e de recursos humanos dos tribunais de Justiça estaduais. A consultoria também deve elaborar um modelo que dê mais eficiência à gestão dos tribunais, inclusive com sugestões de realocação de recursos, segundo assessoria de imprensa do conselho.

A empresa contratada deve analisar as informações dos tribunais e selecionar dez deles para aprofundar a avaliação. Este exame mais cuidadoso vai observar as diversidades regionais e casos de boa administração e identificar casos em que há mais deficiências entre os dez órgãos selecionados. As melhorias práticas serão replicadas em outros tribunais.

Também será observado como os tribunais tomam as decisões de alocação de recursos orçamentários e de recursos humanos. A empresa poderá propor o redesenho dos processos de trabalho que não estejam adequados.

A consultoria terá dois anos para as avaliações. Em seguida, o CNJ deve editar um ato normativo que estabelece regras para a gestão de recursos humanos e orçamentários dos tribunais.

“Não se pode dizer que o acesso à Justiça é uniforme no país”, diz Janaína Penalva, diretora-executiva do Departamento de Pesquisas Judiciárias do CNJ. O objetivo da consultoria é
proporcionar uma boa gestão que resulte em melhoria na prestação jurisdicional e no acesso da população à Justiça.

Segundo o conselho, trabalho de consultoria será custeado pelo Banco Mundial, que doou US$ 450 mil ao CNJ.(Folha de São Paulo)


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments