Home » Sem categoria » PT PRESTES A ADERIR À BASE DE GERALDO JÚLIO

PT PRESTES A ADERIR À BASE DE GERALDO JÚLIO

Quase um mês após o primeiro turno das eleições no Recife, o PT ainda não conseguiu lidar com seus conflitos internos. Mas algumas decisões importantes podem estar se aproximando. Um petista afirmou, em reserva, que o diretório do partido deve se reunir ainda nesta semana para debater questões de nível municipal, tais como a situação da aliança com o PSB. De acordo com a fonte, a tendência da legenda é integrar a base do prefeito eleito Geraldo Julio (PSB), apesar dos desentendimentos do processo eleitoral entre o candidato petista, Humberto Costa, e seu vice João Paulo, com os socialistas. “João Paulo e Humberto Costa são vozes isoladas”, afirmou a fonte.

O deputado federal Fernando Ferro (PT) também acredita na manutenção da aliança PT-PSB na Capital. “Nós temos uma aliança com o PSB a nível estadual e nacional. Pelo que sinto, o entendimento da maioria é de evitar a criação de uma dissidência municipal quando estamos coligados nacionalmente”, contou o deputado. Mas o parlamentar lembrou que a decisão deve ficar nas mãos do diretório municipal.

Outro ponto que carece de definição é a situação do atual prefeito do Recife, João da Costa (PT), dentro da legenda. Integrantes das tendências Construindo um Novo Brasil (CNB) e Articulação de Esquerda (AE), ligadas, respectivamente, a Humberto e João Paulo, têm defendido a expulsão do prefeito do PT. O motivo seria infidelidade partidária, já que o grupo acusa João da Costa de ter apoiado informalmente o candidato socialista na disputa municipal. A CNB estaria aguardando o fim do mandato para pressionar a definição da expulsão.

Por outro lado, João da Costa tem se movimentado para garantir sua permanência no partido. O prefeito quer concorrer ao comando do diretório municipal da legenda e está articulando sua participação no Processo de Eleições Diretas (PED), previsto para ocorrer em 2013. A disputa interna já se refletiu em novas filiações: no encerramento do prazo para o ingresso de membros que pretendem votar no PED, no Recife, teve 23 mil pessoas cadastradas, a maioria ligadas ao prefeito.

Aniversário
Em meio a este cenário de brigas, João da Costa irá comemorar seu aniversário. O gestor completa amanhã 52 anos, e receberá os cumprimentos em seu gabinete, das 11h às 13h. Haverá um bolo para trezentos convidados.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments