Home » Sem categoria » GOVERNADORES ELEGEM MAIS ALIADOS NO NORDESTE

GOVERNADORES ELEGEM MAIS ALIADOS NO NORDESTE

Governadores no segundo mandato, Cid Gomes (PSB-CE), Eduardo Campos (PSB-PE) e Jaques Wagner (PT-BA) conseguiram elevar, em seus Estados, o número de prefeitos de suas legendas em 2013.

Em relação a 2008, o aumento do exército de prefeitos à disposição dos três foi proporcionalmente o maior entre todos os governadores ou partidos que comandavam gestões estaduais naquele ano e continuam no poder.

Cid e Campos conseguiram eleger os candidatos à prefeitura das capitais de seus Estados mesmo enfrentando o PT, que tentava se manter em Fortaleza e Recife e contou com o ex-presidente Lula.

Já Wagner, mesmo tendo Lula a seu lado, não teve o mesmo sucesso em Salvador, onde os petistas foram derrotados por ACM Neto (DEM).

Mas, no interior baiano, o PT do governador elegeu 41% mais prefeitos –passando de 66 para 93 cidades. Wagner venceu no segundo turno em Vitória da Conquista, polo no sudeste do Estado.

BASE MAIOR

Com toda a base aliada, o governador contabiliza agora o apoio em 332 dos 417 municípios do Estado: “Não digo que partido será critério para vir ou deixar de vir obra, mas jogar num mesmo time é mais fácil”, disse Wagner.

Na direção contrária, o PSDB do governador Geraldo Alckmin perdeu 29 cidades em São Paulo. Foram eleitos 176 tucanos neste ano, contra 205 em 2008 (queda de 14%). O partido ainda perdeu a disputa pela capital do Estado.

Os governadores de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), e do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), conseguiram eleger correligionários nas capitais no primeiro turno, mas terão menos aliados no interior.

No Acre, o governador Tião Viana (PT) conseguiu manter a prefeitura da capital nas mãos de um petista. No geral do Estado, porém, o partido caiu de 12 para 5 prefeituras.

A contagem de eleitos por partido desconsidera eventuais coligações que os governadores tenham feito em algumas cidades, mas ajuda a medir a influência dos mesmos em seus Estados.

O PSB teve bom desempenho no país, em especial no Nordeste. Ainda assim, o saldo positivo foi ainda maior no Ceará e em Pernambuco, governados por Cid e Campos.

O PSB começou 2009 à frente de 48 prefeituras pernambucanas. Em 2013, serão 58, ainda que Petrolina tenha ficado de fora. No Ceará, o número saltou de 22 para 41.

Cid, Campos e Wagner também não perderam, de 2008 para 2012, cidades influentes.

O PSDB paulista se manteve no poder em Sorocaba, mas deixou para o PT as prefeituras de São José dos Campos e Jundiaí, cidades governadas há 16 anos por tucanos. 


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments