Home » Sem categoria » DEPUTADOS PEDE CPI DOS INSTITUTOS DE PESQUISAS ELEITORAIS

DEPUTADOS PEDE CPI DOS INSTITUTOS DE PESQUISAS ELEITORAIS

O líder do PDT na Câmara, deputado André Figueiredo (CE), protocolou nesta quarta-feira (31) na Câmara pedido de criação de uma CPI para investigar a conduta dos institutos de pesquisas de intenção de voto durante as eleições municipais deste ano. Segundo ele, o requerimento de criação da CPI contou com 225 assinaturas, 54 a mais do que o necessário.

Figueiredo citou como exemplos de pesquisas que causaram “confusão” ao eleitor as realizadas nas cidades de Curitiba, Fortaleza e Manaus no primeiro turno da disputa municipal. Em Curitiba, até a vépera do pleito do primeiro turno, o candidato Gustavo Fruet (PDT) aparecia na terceira posição, segundo os institutos de pesquisas. O candidato, no entanto, foi para o segundo turno e venceu a disputa.

O líder do PDT disse também que o foco da CPI será o de investigar possíveis compras de pesquisas encomendadas e a metodologia aplicada pelas empresas.

“Tem chegado ao nosso conhecimento de que em algumas cidades existem ruas com 10 a 15 institutos e quem pagar mais leva a pesquisa favorável ao seu candidato. É isso que queremos averiguar”, afirmou o deputado.

Segundo ele, antes de se iniciar as investigações será necessário o levantamento das pesquisas registradas nos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) para se fazer um filtro daquelas em que ocorreram “deturpações” com o resultado final das urnas.

O pedido de criação desta CPI entrará na fila da Casa. Atualmente, aguardam para serem instaladas outras oito comissões.


Subscribe
Notify of

0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments